Série – Ameaças Cibernéticas Parte 2: O que são antivírus?

Escrito por:

São programas usados para proteger e prevenir computadores e outros aparelhos (Smartphone, Tablet, etc) com o objetivo de manter seu dispositivo seguro, protegendo-o de programas maliciosos que tem o intuito de estragar, deletar ou roubar dados de seu computador.

Anti = contra
vírus = programas ou códigos simples com comandos para prejudicar os computadores e aparelhos.

As pessoas mal-intencionadas, que são conhecidas como hackers, estão usando este mercado para enganar pessoas seja com programas falsos, propagandas falsas ou outras muitas ações, com intuito de deixar seu computador vulnerável aos ataques.

Seu dispositivo pode ser infectado das mais variadas possibilidades. Eles podem aparecer por meio de pen-drives, sites de conteúdos duvidosos, e-mails estanhos, download de arquivos e programas infectados e por váriais outras maneiras.

Os códigos de programas maliciosos são projetados para se espalhar de um computador para outro e possuem a finalidade de interferirem no funcionamento do computador para registrar, corromper, destruir dados e transferir informações para outras máquinas.

Então é aí que entra o antivírus, que possui vários métodos de identificação para impedir a entrada de vírus, além de procurar, detectar e remover vírus de software e outros softwares maliciosos como Worms, Trojans, Adware(Explicação abaixo) e muito mais. Os softwares de antivírus também contam com os recursos de atualização automática, escaneamento, quarentena e outros meios que lhe irão trazer tranquilidade para sua navegação.

Tipos de vírus:

Worms – Um Worm é um programa auto-replicante, ou seja, ele cria cópias funcionais de si mesmo e infecta outros computadores. Tal infecção pode ocorrer através de conexões de rede locais, Internet ou anexos de emails.

Trojans – Também conhecido como cavalo de Troia, o trojan, é um programa malicioso que pode entrar em um computador disfarçado como um programa comum e legítimo, criando uma porta para uma possível invasão sem a autorização do usuário.

Um trojan age como a história do Cavalo de Troia, por isso a comparação. As vítimas, na grande maioria das vezes, continuam realizando suas atividades e procedimentos normalmente sem que sintam uma mínima diferença no desempenho do seu computador, mesmo com a ação dos cavalos de Troia.

Os dois tipos mais comuns de Trojans são os Keyloggers (que normalmente são utilizados para roubar senhas) e os Backdoors (arquivos que possibilitam aberturas de portas para invasão), que  permitem o controle remoto por parte do hacker envolvido no ataque. Diferente dos worms, trojans não se espalham infectando outros arquivos nem se autorreproduzem.

Adware – Adware, (vem do inglês, ad = anuncio, software = programa) são programas que exibem propagandas e anúncios sem a nossa autorização, tornando o computador mais lento e a conexão lenta. Comumente assumem o formato de pop-up, são aquelas janelas que abrem a todo instante enquanto você navega em algum site.

À medida que os anúncios se tornam mais complexos, o adware também se torna mais complexo. Algumas das ações mais comuns do adware em computadores:

  • Pop-ups infinitos: esse é o adware clássico. às vezes, um fluxo sem fim aparecerá de uma vez, enquanto outras vezes, fechar um apenas abrirá o seguinte como um jogo ruim de martelar as toupeiras.
  • Espionagem: com um pé na família do spyware, esse tipo de adware rastreia suas atividades online e offline para descobrir que tipo de publicidade ele deveria mostrar a você.

 

Vamos reforçar que, apesar da atuação dos antivírus e de seus vários recursos para combater e impedir os programas maliciosos em uma máquina, eles não são considerados totalmente seguros, além de mantê-lo atualizado é muito necessário que cada um se policie, conhecendo e sabendo onde e o que estão acessando, vendo e/ou baixando, para melhorar a segurança da sua navegação. Segurança nunca é demais.


Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação. Experiência na área de infraestrutura e suporte, com ênfase no atendimento a usuário com sistemas Microsoft Windows. CERTIFICAÇÕES: ITIL Foundation Certificação ITSM Foundation Certificação Green IT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *