Mas o que é criptografia?

Escrito por:

Muitas vezes escutamos falar em criptografia, e talvez a gente até saiba que está relacionada com a segurança, mas não sabemos o que significa realmente. Fato é que a criptografia é um método de proteção e privacidade de dados muito importante e cada vez mais presente.

Aqui vamos tentar esclarecer um pouco sobre esse tema:

A criptografia não é estranha para quem usa a internet ou computadores. Na verdade, ela está em toda parte, é crucial e indispensável para a troca de informações na internet.
Quando você acessa o Facebook, o seu banco ou até mesmo Google, as transmissões de dessas páginas são criptografadas, porque todas usam o protocolo “HTTPS”.

Falando a grosso modo, a criptografia é técnica que transforma a informação em algo que não seja a sua forma original, não é legível e torna-o incapaz de interpretar o conteúdo.  A intenção é que apenas o destinatário certo tenha acesso aquela informação.
Para dar um exemplo bem claro, sabe aquela história de que o WhatsApp é bloqueado no Brasil? O culpado disso é a criptografia. E isso tem explicação, a criptografia impede que o WhatsApp guarde mensagens trocadas por seus usuários, frustrando às autoridades que dizem que o WhatsApp deveria ter o devido acesso, por isso ocorre o bloqueio.

Tipos de criptografia:

Existem dois termos de criptografia: simétrica e assimétrica (ou de ponta a ponta)

Criptografia simétrica: é capaz de codificar ou traduzir mensagens. Ou seja, ela é usada quando emissor e receptor possuem a mesma chave, na intenção de ocultar e revelar a mensagem quando necessário. Este é o método aplicado no envio de e-mails, por exemplo.

Criptografia Assimétrica:  esse método requere duas chaves, uma delas sendo secreta (ou privada) e a outra delas sendo pública. A chave pública é usada para encriptar a informação, e a única capaz de traduzir a informação é a chave privada, que é usada para a operação oposta, traduz o que qualquer um pode codificar. Este é o método aplicado às senhas de cartão de crédito.

Apesar de tanta segurança, esta tecnologia não é capaz de garantir a segurança absoluta. Sempre vai existir alguém tentando desenvolver técnicas para quebrar essas chaves, por isso, é de suma importância que nós usuários, saibamos usar a internet e as ferramentas de uma forma segura.

Espero que tenham gostado. Até a próxima!


Graduado em Gestão da Tecnologia da Informação. Experiência na área de infraestrutura e suporte, com ênfase no atendimento a usuário com sistemas Microsoft Windows. CERTIFICAÇÕES: ITIL Foundation Certificação ITSM Foundation Certificação Green IT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *